Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

quinta-feira, 4 de março de 2010

EU SOU RUIVA...E QUAL A ORIGEM:

O lugar do mundo com o maior número de ruivos é o Reino Unido, especialmente a Escócia. Calcula-se que de 10 a 13% da população escocesa tenha cabelos avermelhados.
O professor Jonathan Rees conduziu um estudo sobre ruivos na Universidade de edinburgo. Ele identificou o gene para o cabelo ruivo, o MC1R, encontrado no 16ºcromossomo.
Os cabelos avermelhados são uma mutação genética.
Ruivos constituem apenas 4% da população mundial. A maioria mora no Reino Unido na República da Irlanda ou na Austrália.
Em meados do século XVII, no final do reino da rainha Elizabeth I, a crença nas fadas chegou ao sudeste da Inglaterra. Desde aqueles tempos, elas são freqüentemente imaginadas e representadas como lindas mulheres de cabelos ruivos.
Um estudo feito em 2002 observou que ruivos são sedados com dificuldade, necessitando de 20% mais anestesia em relação às outras pessoas.
Adultos possuem aproximadamente 120 mil fios de cabelo no couro cabeludo. Os ruivos são os que possuem menos, os loiros possuem um pouco mais e os morenos têm a maior quantidade de cabelo dentre todos.
Os primeiros ruivos da humanidade surgiram há aproximadamente 50 mil anos atrás na África, tendo chegado depois à Europa.
Os palhaços ruivos têm sua origem na Rússia.
No século XVI, a gordura de um homem ruivo era um ingrediente essencial para poções.
Na Catedral de São Paulo, em Londres, gravuras contam a história da queda do paraíso. Eva é representada com longos cabelos vermelhos. O cabelo ruivo de Eva tem relação com o pecado, assim como as antigas letras escarlates que marcavam as adúlteras.
O filho de Eva, Caim, que matou seu irmão, Abel, é muitas vezes representado como ruivo.
A crença de que os ruivos são bruxos é parte da cultura germânica.
Os egípcios consideravam a cor vermelha tão azarenta, que queimavam mulheres ruivas em rituais que tinham como objetivo extinguir os cabelos avermelhados.
De acordo com as estimativas mais recentes, o primeiro ruivo (our ruiva) surgiu há meros 20,000 anos, muito após o homo sapiens moderno, próximo ao fim da última idade do gelo.

A história secreta dos cabelos ruivos foi um dos tópicos explorados no “Hair Affair”, um dia de palestras e oficinas explorando a ciência do cabelo, organizado pela Royal Institution e pela L'Oréal, e apoiado pelo jornal Daily Telegraph no último mês de Outubro, em Londres, Inglaterra.

A seção dedicada aos ruivos é impressionante. Encontram-se lá personalidades como Vincent Van Gogh, Henri Matisse, William Blake, Lord Byron , James Joyce, J K Rowling, Jean Paul Sartre, George Bernard Shaw, Bette Davis, Katharine Hepburn, Marilyn Monroe, Elizabeth I, Rainha Victoria e William o Conquistador.

Apesar da lenda de que as ruivas são o resultado do cruzamento de loiros e morenos, a cor do cabelo é determinada por fatores mais sutis, genéticos.

Assim como a cor da pele, a cor do cabelo vem do pigmento melanina e, em particular, de dois tipos de melanina: eumelanina (a forma mais comum), que pode ser marrom ou preta, e feomelanina, que pode ser vermelha ou amarela.

A cor da pele e do cabelo é o resultado da mistura dos dois tipos de melanina. Pessoas brancas produzem menos melanina que pessoas morenas. O cabelo preto é composto quase que unicamente de eumelanina, enquanto o cabelo ruivo possui quaswe 100% de feomelanina.

A melanina atua como um filtro solar, prevenindo os danos causados pelos raios ultravioletas. É pouco provável que esse pigmento tenha surgido como proteção ao câncer de pele, mas pode ter sido decisivo na evolução como agente retaliador de queimaduras, infecções e perda de fluidos.

O gene responsável pela produção da melanina é o receptor melanocortina 1 (MC1R), descoberto por uma equipe de dermatologistas da Universidade de Edimburgo (Escócia) liderada pelo Prof. Jonathan Rees.

Se alguém possui uma das cinco variedades que esse gene apresenta, e herda essa variedade de ambos pai e mãe, essa pessoa será ruiva. Se herda apenas do pai ou da mãe, ela tem uma chance de ser ruiva. O que surpreendeu os cientistas foi o tempo que levou para que surgiseem as primeiras pessoas ruivas.

Segundo o Prof. Rees, não se sabe ao certo quando os ruivos surgiram, mas provavelmente foi entre 20000 e 40000 anos antes de Cristo.

O gene do cabelo vermelho é muito raro nas pessoas de ascendência africana, portanto para que os ruivos surgissem foi necessário que os primeiros homens (que surgiram na África) tivessem migrado para a Europa, o que aconteceu há cerca de 100 mil anos atrás.

A explicação mais provável é de que possuir cabelo vermelho e pele branca era uma vantagem na época, pois assim as pessoas produziriam vitamina D na pele e teriam menos chance de ficarem doentes no inverno.

Entretanto, a equipe do Prof. Rees encontrou poucas evidências de que a pele branca e o cabelo ruivo fossem realmente uma vantagem na evolução genética humana fora da África.

A pista disso veio da análise de condons - seqüências de DNA e RNA que fornecem a “receita” dos 20 tipos de aminoácidos que compõe as proteínas. As seqüências consistem em três pares de DNA - as letras do código genético. Duas dessas letras são cruciais para a construção dos aminoácidos. Mas mudanças no terceiro par não fazem muita diferença no resultado final.

Estudando as mudanças provocadas pelo terceiro par, comparadas às mudanças provocadas pelos dois primeiros pares, a equipe do Prof. Rees descobriu quais características genéticas são resultado da seleção natural e quais são meros frutos do acaso. Foi o que aconteceu com o gene do cabelo ruivo. Não há evidência de seleção natural.

Curiosamente, o cabelo ruivo não é encontrado apenas em pessoas de pele branca. Na Jamaica, existem famílias com pele bem morena e cabelo vermelho brilhante. O gene do cabelo ruivo foi trazido da Europa pelos marinheiros que aportaram na ilha na época do descobrimento da América e que tiveram filhos com os nativos.

A conclusão dos pesquisadores de Edimburgo derrubou a teoria prévia sobre a origem dos ruivos. Acreditava-se que o gene dos ruivos tinham surgido há cerca de 100 mil anos atrás, com origem no Homem de Neanderthal. Segundo essa teoria, os ruivos teriam surgido antes que o homem tivesse migrado para a Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS