Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Faça a ceia de Natal gastando pouco

Troque o peru por frango e transforme o panetone em pavê

Por Natalia do Vale Publicado em 23/12/2009

Final de ano é tempo de confraternização, solidariedade e muita comilança. Com duas ceiasfartas em menos de uma semana, é difícil manter o regime - e a saúde financeira também. Por isso, a palavra de ordem é: economia, tanto nas calorias quanto no orçamento doméstico. "A regra é improvisar. Peru e panetone são clássicos que podem ser substituídos comcriatividade", diz o chef de cozinha Dennis Fujita.

Com a ajuda do chef, o Minha Vida preparou a lista de sugestões que você confere a seguir. São dicas para inovar nas festas e começar o ano livre da culpa por comer ou gastar demais.

Faça a ceia de Natal sem gastar muito!

Carnes e aves

-No lugar do peru de natal pode-se utilizar um frango recheado com farofa doce ou de legumes. "Antes de levar o frango ao forno, tenha o cuidado de mariná-lo no suco de laranja com ervas para dar um toque especial", ensina o chef.

- Retalhos de bacalhau: arroz com bacalhau e maionese de bacalhau incrementam a ceia e servem como alternativa às aves.  
Salada na ceia
Molhos finos, à base de ervas, sofisticam a ceia sem pesar no bolso

Saladas

Segundo o chef, a mesa de natal pode ser incrementada com variações de salada, para ficar mais vistosa. Veja as dicas:

- Misture folhas verdes, como alface, rúcula e agrião, com frutas secas. Uma salada com cubinhos de queijo, presunto e uvas passas funciona como uma bela entrada. Regue os pratos com azeite antes de servir para sofisticar a apresentação.

- Capriche na maionese, incluindo maçã, ervilha e milho, além da batata e da cenoura. 
Sobremesas
- Mousses de frutas não podem faltar numa mesa econômica. Eles refrescam, custam pouco e ficam prontos com muita rapidez.

- Bolo com sorvete é uma sobremesa que agrada adultos e crianças. E você ainda pode usar as sobras do bolo para servir no café e preparar uma receita caseira de sorvete.

-Panetone caseiro. nesta época do ano as frutas secas são bem mais acessíveis e você pode até pensar nele como opção para presentear os amigos.  
Peru e panetone são clássicos que podem ser substituídos com criatividade
Transforme o que sobrou em outros pratos
Sobras das aves

Paella picante de peru
Doure 350 g de calabresa defumada em rodelas. Reserve. Numa caçarola grande que possa ir ao forno, aqueça ¼ de xícara de azeite. Refogue 1 cebola picada até dourar. Junte 1 pimentão picado e cozinhe por mais 3 minutos. Adicione, nesta ordem: 2 xícaras de arroz, 1 envelope de açafrão, 4 xícaras de caldo de galinha, 4 tomates picados, 1 colher (chá) de orégano e ½ colher (chá) de pimenta caiena. Deixe ferver, tampe e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Misture 4,5 xícaras de sobras de peru, 1 xícara de ervilhas congeladas e a calabresa. Asse no forno por 10 minutos.

Peru à chinesa com amêndoas
Numa frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo e frite, por três minutos, ½ cebola picada, 4 xícaras de repolho picado e 1 xícara de salsão (aipo) picado. Junte ½ colher (chá) de açúcar, ¾ de xícara de caldo de galinha, ¼ de xícara de água, 1 colher (sopa) de shoyu e 1 colher (chá) de óleo de gergelim. Deixe ferver por mais três minutos. Aí adicione 1 colher (sopa) de maisena dissolvida em 2 colheres (sopa) de água. Quando ferver, acrescente 2 xícaras de sobras de peru picadas. Sirva com arroz branco e salpique lascas de amêndoa levemente torradas. 
Peru
Sanduíche de peru com gorgonzola
Esfarele ¼ de xícara de gorgonzola sobre a mesma quantidade de maionese e misture bem até obter um patê. No pão de fôrma (ou outro de sua preferência), monte os sanduíches com esse patê, fatias de sobras de peru, folhas de radicchio e tiras de bacon crocantes. Toste os dois lados do sanduba numa frigideira com um pouco de manteiga derretida.

Sobras das carnes e legumes 

Farofas são as opções ideais, pois além de saborosas são bastante nutritivas: "Aqui não há nada mais delicioso do que uma farofa bem brasileira, toda colorida e cheia de combinações", sugere o chef. 
Pavê
Sobremesas rápidas
Pavê de Tiramissu
Intercale camadas de sobras de panetone com um creme feito com 3 gemas batidas, 1 lata de creme de leite e açúcar à gosto. Polvilhe chocolate em pó e sirva gelado.

Crouton Doce
Corte o panetone em quadradinhos e os torre levemente numa frigideira com uma colher se sopa rasa de manteiga sem sal. Sirva com sorvete e cobertura. Outra dica é intercalar sobras de panetone e bolas de sorvete de sua preferência.  
Dicas de congelamento
De acordo com o chef, cada tipo de alimento requer uma embalagem apropriada para o congelamento :

-Isopor: só para comidas compradas que já venham nele.

-Para as carnes, aves e peixes, o plástico é o material mais indicado.

-Já para os alimentos cozidos e pré-cozidos as embalagens laminadas são as melhores, pois são condutoras de temperatura. Dessa forma, o alimento se congela homogeneamente, sem o risco de estragar.  
Atenção para o congelamento de frutas e legumes
Se você quer aproveitar a safra de algum deles, o melhor é bater no liquidicador e armazenar a polpa. Eles nunca devem ser resfriados inteiros e ao natural. Os potes plásticos não são muito indicados para esse processo, o ideál é usar PVC.

-A temperatura ideal para congelamento varia entre - 18°C a - 32°C.  
O que não deve ser congelado
Há alguns alimentos que mudam de textura, sabor e perdem suas propriedades nutricionais com o congelamento. Este é o caso dos derivados do leite, como queijos cremosos, chantilly e iogurtes. A maionese também não resiste a baixas temperaturas.

Entre os legumes, devem ser evitados o tomate, pepino, rabanete e outros mais sensíveis.

As folhas verdes perdem a qualidade com o resfriamento e, muitas das vezes, se queimam com o frio.  
Descongelar
Anote as dicas
Descongelamento: nunca coloque um alimento para descongelar na pia da cozinha ou ao sol. Durante esse período, ele pode absorver microorganismos que vão comprometer a qualidade da comida. O ideal é, um dia antes do preparo, transferir o prato do freezer para a geladeira.

Validade após o descongelamento: o alimento cru nunca deve ser recongelado, como por exemplo, uma carne que sai do freezer não pode voltar para lá sem o cozimento.

Só neste processo, há contaminação, e a altas temperaturas os microorganismos são eliminados. A regra é: descongelou, prepare o alimento em duas horas.  
Uma solução bem brasileira e animada
Se ainda sim a ceia não cabe no seu bolso, a sugestão do chef é uma solução bem brasileira e criativa: o churrasco comunitário na noite de natal, onde todos participam com um pouco, desde a carne em si até as bebidas. "O bom deste sistema é que sempre há muita fartura sendo possível no dia seguinte continuar com as festividades sem ter que gastar muito", finaliza o chef.

Aproveite todas essas dicas de receitas e crie um conteúdo de pratos mais lights e sem gastar muito.
Natal é tempo de solidariedade
Doe e dê uma lição de solidariedade
Natal é tempo de solidariedade, por isso, não desperdice alimentos. Procure alguma instituição que receba doações ou grupos que saem na noite de natal pelas ruas de todo o país para distribuir ceias a quem não tem a chance de ter um final de ano farto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS