Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010



Posted: 05 Dec 2010 03:00 PM PST
Wiki leaks revela segredos da diplomacia EUA
wikileaks, site mais acessado em todo o mundo nesta última semana, revela diversos segredos relacionados a diplomacia dos  Estados Unidos. Pois é, nos dias 28 e 29 de Novembro, o portal surpreendeu milhares de pessoas que acompanham notícias pela internet, ao divulgar mais de 250 mil documentos diplomáticos que eram mantidos pelas autoridades americanas e enviados para mais de 250 embaixadas e consulados americanos em todo o mundo. Os documentos revelam iniciativas e bastidores polêmicos sobre a política externa de Washington, além de segredos de outros países que jamais seriam revelados.
Alguns jornais de grande repercussão mundial como o The New York Times (EUA), TheGuardian (Reino Unido), Le Monde (França), El País (Espanha) e a revista Der Spiegel(Alemanha), também divulgaram tais documentos, criando uma rede responsável pelo maiorvazamento de material diplomático de toda a história dos Estados Unidos, deixando Washington em uma situação bastante difícil.
Entre as páginas divulgadas, foi mostrada a espionagem comandada pela secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, que mandou diplomatas vigiarem a liderança da Organização das Nações Unidas (ONU). Outro ponto polêmico revelado nos documentos é o número de pedidos que o rei Abdullah, da Arábia Saudita, fazia às lideranças americanas para atacar Irã e acabar de uma vez com o programa nuclear do país persa.
Os documentos também citam o Brasil e de acordo com o conteúdo divulgado, as autoridades brasileiras efetuaram a prisão de muitos indivíduos engajados em supostas atividades de financiamento do terrorismo, mas para não chamar a atenção da mídia e dos altos níveis governamentais, justificaram a detenção em acusações diferentes. No documento o embaixador afirma ainda que o governo do Brasil é “um parceiro cooperativo“, que atua em conjunto contra atividades terroristas, apesar de não gostar de tornar o assunto público.  Entre outros assuntos, os documentos também tornam público projetos para conter possíveis guerras nucleares e ações estratégicas dos Estados Unidos em ataques e combates em países orientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS