Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

sábado, 5 de janeiro de 2013

Receita recebida pelo face, do amigo Amando Pinto da Silva



Bolo rei



INGREDIENTES:

  • 750 g de farinha; 30 g de fermento de padeiro; 150 g de manteiga ou de margarina; 150 g de açúcar; 150 g de frutas cristalizadas; 150 g de frutos secos (pinhões, nozes, passas, etc.); 4 ovos; 1 limão; 1 laranja; 1 dl de vinho do Porto; 1 colher de sobremesa (rasa) de sal grosso. 

  • MODO DE PREPARO:
  • Picam-se as frutas cristalizadas e põem-se a macerar em Vinho do Porto, juntamente com as frutas secas. Dissolve-se o fermento em 1 dl de água tépida e junta-se a uma chávena de farinha (tirada do peso total). Mistura-se e deixa-se levedar em ambiente morno durante cerca de 15 minutos.
    Entretanto, bate-se a gordura escolhida, o açúcar e a raspa das cascas do limão e da laranja. Juntam-se os ovos, um a um, batendo entre cada adição, e depois a massa de fermento. Quando tudo estiver bem ligado, adiciona-se a restante farinha peneirada com o sal. Amassa-se ou bate-se a massa muito bem. Esta massa deve ficar macia e elástica. Se estiver muito rija, junta-se um pouco de leite tépido. Misturam-se as frutas maceradas no vinho do Porto.

    Volta a amassar-se e molda-se em bola. Polvilha-se a massa com um pouco de farinha, tapa-se com um pano e envolve-se a tigela num cobertor. Deixa-se levedar em ambiente morno durante cerca de 5 horas. Quando a massa estiver bem leveda - em princípio deve dobrar de volume - mexe-se e molda-se novamente em bola (ou em várias bolas) e, já sobre um tabuleiro untadover vídeo, faz-se-lhe um buraco no meio. Introduz-se a fava e o brinde, este embrulhado em papel vegetal.

    Deixa-se levedar durante mais 1 hora. Depois pincela-se o bolo com gemaver vídeo de ovo e enfeita-se com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões inteiros, meias nozes, etc. Leva-se a cozer em forno bem quente. Para impedir que a rodela feche, pode introduzir-se uma tigela no buraco. Depois de cozido, pincela-se o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ALGUMAS CITAÇOES:

    As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

    Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

    Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

    Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

    Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

    Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

    clicRBS