Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

sábado, 15 de maio de 2010

ANOREXIA ALCOOLICA


Com certeza você já ouviu falar em anorexia, um distúrbio alimentar que acomete muitas pessoas em todo o mundo, assim como o alcoolismo. Agora imagine as duas coisas juntas. No mundo todo mulheres jovens a maioria na faixa de 20 a 40 anos sofrem de anorexia alcoólica.
A anorexia alcoólica, ebriorexia ou drunkorexia  tem sido um assunto cada vez mais discutido, principalmente depois da novela Viver a Vida de Manoel Carlos, onde a personagem Renata, vivida por Bárbara Paz, passa a maior parte do tempo sem comer, pois está preocupada com a balança, substituindo os alimentos pelo álcool.

Essa doença ainda é pouco conhecida, mas precisa ser discutida para que as pessoas saibam como ajudar quem sofre com esse tipo de problema. A anorexia alcoólica é caracterizada pela perda de apetite que é causada devido à ingestão de grandes quantidades de álcool. A doença tem sido classificada como um transtorno alimentar que mistura um pouco da anorexia, bulimia e consumo de álcool.
Como a perda de apetite é causada principalmente pelo consumo de álcool, alguns especialistas não costumam classificar a drunkorexia como um tipo de anorexia, já que existem casos onde as pessoas não apresentam grande preocupação com o  peso. O fato de não comer está ligado à dependência do álcool, tornando o problema um sintoma de um estagio avançado de alcoolismo. 
Quando existe a preocupação com o peso a pessoa que sofre com a anorexia tenta substituir os alimentos pelo álcool. E nesse caso eles não sentem fome por que compensam as o organismo com as calorias contidas no álcool, o que é um mero engano já que isso não é suficiente para suprir as necessidades do nosso corpo.
A pessoa que é ebrioréxica ingere grandes quantidades de álcool durante o dia vai ter o apetite reduzido, além disso também poderá apresentar problemas como esofagite, hepatite alcoólica, gastrite hemorrágica, diabetes secundárias, hemorragias e diabetes. Além desses efeitos a anorexia alcoólica causa danos ao sistema digestivo e toda e qualquer forma de nutrição que a pessoa possa vir a ter.
O tratamento é aquele que todo mundo já conhece mais que as vezes é difícil de seguir. O ideal é parar de ingerir álcool, procurar um grupo de terapia, grupos como o AA (Alcoólicos Anônimos), e é claro fazer um acompanhamento médico, principalmente com um nutricionista para tentar reverter os danos causados ao seu organismo.
O primeiro passo e também o mais importante é querer buscar ajuda. Nessas horas também é fundamental o apoio da família, que deve estimular e mostrar que acredita no potencial da pessoa doente, estimulando a auto-estima para que o tratamento seja eficaz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS