Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Prorrogado a VACINAÇAO CONTRA GRIPE H1N1

Brasil
Período para Vacinação contra gripe A é prorrogado


da redação, Noh.com.br

O período para a vacinação contra a Influenza A H1N1 foi prorrogado até o dia 2 de junho. O objetivo é resgatar as pessoas que fazem parte dos grupos contemplados e ainda não receberam a dose. A atenção maior é quanto às gestantes e adultos de 20 a 39 anos, porque são categorias que ainda não atingiram o número esperado pelo Ministério da Saúde, que estipulou 80% de cobertura para cada grupo.

A Coordenadora do Setor de Epidemiologia, Juliana Castro, ressaltou que outra novidade é que também foi incluída na campanha de vacinação, na segunda-feira, 24 de maio, as crianças de 2 a menores de 5 anos, que poderão se vacinar até 2 de junho. Ela explicou que no momento em que receberem a dose contra a Influenza A H1N1, esse grupo também será vacinado contra a Poliomielite da 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil, ficando a criança dispensada de comparecer no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio, que será dia 12 de junho.

A vacina contra a Influenza A H1N1 para crianças necessita de reforço para se ter uma proteção adequada, então os pais devem ficar atentos quanto à data do reforço (2ªdose), que será informada na unidade de saúde. Somente ao passar pelas duas fases, é que a criança estará protegida contra o vírus.

“Esclarecemos que a criança que já recebeu as duas doses contra a Influenza A H1N1, não deve comparecer ao Posto de imediato para ser vacinada contra a Pólio, que terá campanha no próximo mês”, destacou Juliana Castro.

Estratégia

Para atender as metas para vacinação contra a Influenza A H1N1, foram adotadas várias medidas, como exemplo o funcionamento em horário alternativo das unidades de saúde e a disponibilidade de um posto volante no centro da cidade aos sábados, nos dias de campanha, para facilitar o acesso da comunidade à vacina.

Juliana Castro afirma: “estamos trabalhando para que o maior número possível de pessoas sejam vacinadas. Nesta semana, nos dias 26 e 27 (quarta e quinta-feira), as unidades de saúde estarão abertas até 20 horas para facilitar o acesso para as pessoas que trabalham e têm pouco tempo disponível durante o dia”.

Gripe Comum

A Secretaria Municipal de Saúde divulga que a vacina contra gripe sazonal (gripe comum) para as pessoas de 60 anos ou mais também estará disponível nas unidades de saúde até o dia 02 de junho.

Iguatama

Se ainda há pessoas para serem vacinadas em boa parte do Brasil, Iguatama comemora o fim da campanha de vacinação com a quebra da meta. Segundo a enfermeira Marina Paulinelli, o município tinha direito de receber 3.416 doses, porém foi disponibilizado uma quantidade maior. Ao final foram entregues 3.739 doses da vacina.

“Recebemos uma quantia maior e nós vacinamos os 3.739 pessoas dos grupos recomendados pelo Ministério da Saúde, ou seja, atingimos e ultrapassamos nossa meta chegando a 109,46%”, explicou Marina.

A enfermeira disse que no dia 24 de maio a equipe do PSF Alto São Francisco abriu o posto com o objetivo de aplicar as 694 vacinas restantes, “ficamos o dia todo recebendo as pessoas e conseguimos vacinar 694 pessoas”.

Marina informou ainda que, a segunda dose para crianças com idade entre dois e quatro anos já está disponível no PSF. Além da vacina contra a gripe A, os PSF’s de Iguatama também realizaram neste mês a campanha de vacinação contra a gripe comum.

Foi estipulado para o município 83% das doses, entretanto, nem todas chegaram para serem distribuídas. Marina garante que mais uma vez o município atingiu a meta estipulada de 80% pelo Ministério da Saúde. “Poucos municípios conseguiram atingir a cobertura e, Iguatama é um deles”, comemorou a enfermeira.

Um comentário:

  1. Olá blogueira,
    Agradecemos pelas informações fornecidas por você. Gostaríamos de lembrar também que a vacina fica disponível todos os dias da semana nos postos de saúde.
    Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br. Faça parte desse time! Divulgue nossa campanha!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS