Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Jaguarão

Theatro Esperança começa a ganhar cara nova

Foto: Carlos Queiroz

Desde o dia 18 deste mês uma equipe de operários trabalha em ritmo acelerado no prédio
    Por: Luciara Schneid
    luciara@diariopopular.com.br
    Em um mês, as obras de recuperação do Theatro Esperança, localizado no centro de Jaguarão, entram na fase de execução da obra propriamente dita. Desde o dia 18 deste mês, equipe da Marsou Engenharia Ltda, formada por dois arquitetos, um engenheiro e mais oito operários, trabalha em ritmo acelerado no prédio, na realização dos serviços iniciais de limpeza, proteção dos pisos, assoalhos e elementos artísticos, essenciais para que o trabalho de restauração possa ser efetivamente iniciado.

    Na quarta-feira (27), as arquitetas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ana Beltrame e da Marsou, Simone Delanoy, discutiram a programação visual do tapume, que irá isolar a calçada da frente do teatro, na avenida 27 de Janeiro, durante os 18 meses de execução da obra. A proposta é mostrar imagens e textos que contem a história do teatro à população e aos visitantes. As obras integram a segunda e última etapa de restauro da casa de espetáculos, para que ela possa ser devolvida novamente à população jaguarense, pois está fechada desde 2010.

    A arquiteta da Marsou explica que nesta segunda e última etapa de obras, serão recuperados o palco, camarins, plateia, balcão nobre, escadas, foyer, piso, forro, lustre, urdimento, construção de banheiros, luminotécnica e sonorização. O investimento é de R$ 3.913.753,54, recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura, com contrapartida da prefeitura. Em breve, será feita a troca do assoalho dos camarotes e, na parte de instalação cênica, que fica acima do palco, uma escada de madeira será substituída por estrutura metálica. O teatro também receberá instalações elétrica e sanitária novas, diz. No foyer, atrás  das bilheterias, o espaço será destinado à instalação de duas lojas.

    Na primeira fase, concluída em 2010, com investimentos do governo federal, foram recuperados o telhado original e a cobertura do edifício como um todo, a pintura decorativa mural e as galerias, estruturas que estavam em estado avançado de comprometimento. O prédio é tombado pelo Estado desde 1990 e integra o Conjunto Histórico e Paisagístico da cidade, tombado pela União.

    História
    O Theatro Politheama Esperança foi construído entre os anos de 1887 e 1897, sob o comando português Martinho de Oliveira Braga. O edifício original possuía depósito de carbureto, combustível de iluminação, e uma cocheira, situada junto à frontaria dos fundos do prédio. A casa de espetáculos movimenta a fronteira desde fins do século 19.

    FONTE: DIÁRIO POPULAR

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arquivo do blog

    ALGUMAS CITAÇOES:

    As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

    Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

    Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

    Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

    Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

    Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

    clicRBS