Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SAUDE:

Bactéria KPC super-resistente
Posted: 21 Oct 2010 08:09 AM PDT
bactéria KPC super-resistente
Em diversos hospitais de alguns estados brasileiros e do Distrito Federal, uma preocupação comum atormenta os profissionais de saúde que tentam adotar medidas para diminuir o número de infecções causadas por uma bactéria super resistente que pode até levar a morte. A KPC – Klebsiella pneumoniae carbapenemase, denominação da bactéria que se tornou resistente aos antibióticos, foi responsável pela morte de 18 pessoas no Distrito Federal, além de 108 casos graves de infecção em hospitais públicos e particulares da região.
Informações recentes afirmam que ainda não há casos da bactéria nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o que já representa um grande alívio, pois aí estão concentrados os maiores e mais procurados hospitais do país. Em Minas Gerais, a Secretaria da Saúde enviou comunicado alertando a todos os profissionais da saúde sobre a existência do risco de contaminação e medidas que devem ser adotadas para prevenção.
Em diversos países, a disseminação de superbactérias do tipo da KPC tem despertado a atenção da comunidade médica internacional, uma vez que após a propagação do gene NDM-1, microorganismo se tornaram resistentes a certos medicamentos, por isso é tão difícil combatê-las. No caso da KPC, a situação se torna ainda mais perigosa devido ao local em que a mesma se propaga, que é principalmente dentro dos hospitais onde o meio de contaminação é ainda mais propício e facilitador. Além disso, a maioria dos pacientes internados encontram-se debilitados e sem defesas, o que representa uma porta de entrada para diversos tipos de bactérias.
Algumas medidas preventivas estão sendo divulgadas em hospitais de todas as regiões, entre elas: identificar precocemente o paciente com infecção, medidas de isolamento de contato até a alta do paciente, quarto privativo quando possível, ou quarto com paciente que apresenta infecção pelo mesmo micro-organismo, higienização constante das mãos, uso de luvas e avental, limpeza e assepsia de superfícies, equipamentos e artigos e visitas restritas para os pacientes infectados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS