Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

terça-feira, 14 de junho de 2011

Vida e SAude


Síndrome da pressa dificulta conciliação entre trabalho e vida pessoal

Problema pode ser causado por excesso de estresse e afeta a qualidade de vida

Em tempos de ritmo de vida acelerado e pressão no trabalho, em que o estresse já é tema e preocupação quase diária, é importante estar atento: situações estressantes podem, segundo o gestor de carreira Sidney Zenobio, resultar no desenvolvimento da síndrome da pressa. O problema atesta os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que afirma que nove em cada dez pessoas sofrem de algum tipo de estresse.

— O ambiente de trabalho pode ser um dos grandes culpados pelo estresse. Em alguns casos alguns profissionais desenvolvem a chamada a síndrome da pressa, que prejudica o seu desempenho e a sua vida pessoal — afirma Zenobio.

De acordo com ele, a cobrança por resultados, o excesso de atividades e a necessidade de cumprir metas podem afetar o equilíbrio do trabalhador e causar a síndrome. O problema torna o funcionário mais competitivo, agressivo e com desejo de produzir mais em menos tempo. No entanto, o comportamento imediatista na hora de resolver os problemas provoca a dificuldade de concentração, perda da criatividade, estado de alerta constante, irritação e impaciência.

— As pessoas acabam buscando resultados rápidos em todos os aspectos cotidianos, seja na vida pessoal ou no trabalho. Quem não sabe lidar direito com o tempo acaba sofrendo mais — explica.

Segundo os médicos, a síndrome é caracterizada por um quadro permanente de ansiedade, que pode se transformar em outras doenças. Zenobio afirma que estimativas apontam que pelo menos 30% dos trabalhadores no Brasil sofrem com o mal.

— A cultura que prevalece hoje é a cobrança pela superação de limites, a necessidade de sempre fazer o melhor. O resultado são pessoas que se cobram em excesso para cumprir tudo o que é exigido, desencadeando o estresse. O profissional não consegue se desligar das tarefas do trabalho. Quase nunca se permite ter algum momento de lazer e quando consegue separar um tempo para se divertir, não consegue aproveitá-lo da melhor forma — diz o gestor de carreira.

Portanto, para evitar que isso aconteça, é necessário que a pessoa se preocupe antes com a sua qualidade de vida e depois com o trabalho. Algumas vezes, é necessário até ajuda psicológica para conciliar tempo, trabalho e vida pessoal. 

Conforme a OMS, o estresse pode ser bastante prejudicial à saúde, estando relacionado com problemas cardiovasculares, depressão, câncer e diabetes.  

— Até certo ponto, o estresse é saudável ao organismo, mas em excesso prejudica a qualidade de vida — finaliza.
BEM-ESTAR
Divulgação / Stock Photos
O ambiente de trabalho pode ser um dos grandes culpados pelo estresse
Foto:  Divulgação  /  Stock Photos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS