Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

sábado, 17 de março de 2012

Saúde

Quantas horas dormir por dia


O número de horas de sono ideal para o corpo recuperar as energias gastas em vigília costuma ser em média de seis a oito horas por dia, no entanto, muitas pessoas não conseguem manter um ritmo e dormem no máximo cinco horas. Pois é, o telefone que toca até altas horas da madrugada, o filme passando na TV na sala ao lado, as crianças que ficam acordadas até tarde, os programas noturnos, o trabalho que levamos para terminar em casa e os compromissos que devem ser cumpridos logo cedo, colaboram para que o intervalo de tempo reservado para o sono seja cada vez mais curto no mundo moderno.

Além de proporcionar um maior bem estar físico e mental, estudos mostram que o sono dos mamíferos é essencial para o combate eficaz às infecções, para que o cérebro processe informações, armazene memórias e elabore estratégias essenciais à sobrevivência da espécie. No entanto, quando não respeitamos as horas de sono é comum sentirmos falta de energia para as tarefas diárias, ficarmos mais deprimidos ou irritadidos, além de ser mais difícil nos concentrarmos e apresentarmos com maior frequência doenças infecciosas, acidentes automobilísticos e envelhercemos mais rapidamente. As consequências podem ser ainda mais graves, considerando que a privação de sono também aumenta o risco de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e obesidade.



Mas, não é apenas quem dorme menos que enfrenta tais problemas, pois os adultos que dormem mais do que sete a oito horas por dia, também podem se sentir enfadados, principalmente aqueles que já estão acostumados com essa rotina e precisam dormir mais de 10 horas para se sentirem bem.

De acordo com alguns especialistas, independente das horas preconizadas, devemos sempre dormir o suficiente para passar o dia inteiro sem sentir sono e acordar sem necessidade de despertador. Para isso, devemos evitar tomar cafeína, nicotina e álcool nas últimas horas do dia, não fazer refeições exageradas antes de deitar, procurar deitar nos mesmos horários, mesmo nos finais de semana e manter o quarto arejado e numa temperatura agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS