Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

É isso aí.... de Jaguarão para o MUNDO!!!





Aldyr Schlee, a ONG Cirandar e a Festipoa Literária vencem o Prêmio Fato Literário 2010

Premiação ocorreu nesta segunda-feira no Clube do Comércio, na Capital Gaúcha

O júri oficial escolheu o escritor Aldyr Garcia Schlee e a ONG Cirandar como vencedores nas categorias personalidade e projeto literário, respectivamente, do Prêmio Fato Literário 2010. O projeto Festipoa Literária sagrou-se campeão na votação popular, que foi realizada através de cupons e pelo site do Fato Literário e contabilizou 29 mil votos.

O Prêmio Fato Literário, uma iniciativa do Grupo RBS com apoio da Caixa Econômica Federal, acontece anualmente desde 2003, culminando na Feira do Livro de Porto Alegre. A premiação deste ano ocorreu nesta segunda-feira no Clube do Comércio, em Porto Alegre. O escolhido por votação popular recebeu o prêmio de R$ 10 mil e cada um dos escolhidos pelo júri oficial recebeu R$ 20 mil. A votação do júri oficial teve acompanhamento da PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes.

Com parte de sua obra calcada nas questões identitárias e nas relações de fronteira entre o Estado e o país vizinho, o escritor, jornalista e tradutor Aldyr Garcia Schlee ficou contente com o reconhecimento:

— Recebo este prêmio com muita humildade. Não imaginava mesmo que pudesse ganhá-lo. Sou um escritor radicado à margem, do Interior, não podia imaginar que as pessoas do júri conhecessem meu trabalho. Isso aumenta a responsabilidade — afirmou o escritor natural de Jaguarão, no sul do Estado.

A diretora da organização não-governamental Cirandar, Márcia Cavalcante, destacou o retorno positivo que o projeto recebeu após a indicação ao Fato Literário:

— Foi uma grande felicidade. O prêmio será dividido entre as cinco bibliotecas que fazem parte da nossa rede de leitura. Só a oportunidade de divulgar o projeto como finalista do Fato é um dos grandes méritos da premiação. Recebemos muitas ofertas de voluntários e fomos procurados por pessoas querendo ajudar a ampliar o projeto nestas três semenas de Fato — disse Márcia.

Promovendo a inclusão de crianças a adultos por meio da cultura, o Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais, conhecido como Cirandar, apoia instituições sociais. Entre seus projetos, está o Redes de Leitura, que incentiva o prazer dos livros em comunidades da Capital como Morro da Cruz, Restinga e Vila Farrapos, fortalecendo bibliotecas comunitárias.

Vencedor da categoria júri popular, a Festipoa Literária é uma série de conferências, leituras, palestras, saraus e espetáculos artísticos gratuitos que homenageia anualmente um nome da literatura do Estado. Coordenador do projeto, Fernando Ramos, se mostrou surpreso com a expressiva votação:

— É um reconhecimento, óbvio, a um trabalho que está apenas começando. Ganhar o voto popular foi inusitado porque nem me dediquei a fazer camapnha. Fui um anticandidato, mas o reconhecimento da comunidade intelectual pode ter gerado uma corrente de simpatia e apoio que levou as pessoas a votar e a divulgar por conta própria — afirmou.

O prêmio presta reconhecimento e premia a instituição, personalidade, obra ou evento que, por sua qualidade e relevância, tenha se destacado e marcado fortemente o cenário da literatura no Rio Grande do Sul.

A cada edição os premiados são escolhidos por um júri oficial (formado por escritores, jornalistas, representantes de entidades ligadas ao meio literário e membros da comunidade cultural gaúcha) e pelo júri popular (comunidade em geral), por cupons e internet.

A votação popular ocorreu no estande do Grupo RBS, na Feira do Livro de Porto Alegre, de 29 de outubro a 11 de novembro. Pelo site, a votação aconteceu do dia 25 de outubro às 23h59min do dia 11 de novembro.


FONTE: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/feira-do-livro/19,0,3109751,Aldyr-Schlee-a-ONG-Cirandar-e-o-Festipoa-Literaria-vencem-o-Premio-Fato-Literario-2010.html

e enviado a mim, pelo meu queridissimo amigo CALIBE MATEUS RODRIGUES em 17/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS