Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Enfrentar os pensamentos negativos minimiza a solidão

Dentre as várias terapias, o método é mais eficaz para reduzir efeitos nocivos



tamanho da letra: A- A+
Mudar a maneira como se percebe as relações com o mundo é a intervenção mais eficaz contra o sentimento de solidão, de acordo com uma análise da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. As descobertas podem ajudar médicos e psicólogos a desenvolver melhores tratamentos para a solidão, um conhecido fator de risco para doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Recentemente, pesquisadores têm estudado a influência negativa da solidão sobre a pressão arterial, a qualidade do sono, demência e outras doenças. Esses efeitos sugerem que a solidão é um fator de risco para a saúde, similar à obesidade ou ao tabagismo.

"As pessoas estão cada vez mais isoladas, e os problemas de saúde decorrentes disso devem crescer", disse John Cacioppo, professor de psicologia da Universidade de Chicago. "Se nós sabemos que a solidão se relaciona com problemas de saúde, a próxima pergunta é o que podemos fazer para mitigá-la". 
Para determinar o método mais eficaz para reduzir a solidão, Cacioppo e uma equipe de pesquisadores da Universidade de Chicago examinaram várias pesquisas já realizadas sobre o tema. Publicado na revista Personality and Social Psychology Review, a análise quantitativa mostrou que as melhores intervenções estão direcionadas à cognição social (os pensamentos de uma pessoa sobre si mesmo e outros) ao invés de habilidades sociais e oportunidades de interação social.

A revisão da equipe analisou os métodos e os resultados de 20 trabalhos que testaram intervenções contra a solidão. As estratégias eram divididas em quatro categorias: melhorar as habilidades sociais, aumentar o apoio social, criar oportunidades de interação social e intervir na cognição social.

"Estamos construindo uma melhor compreensão da solidão, que é mais uma questão cognitiva e está sujeita à alterações", disse Christopher Masi, professor da Universidade do Chicago Medical Center e principal autor do estudo. Técnicas de terapia cognitivo-comportamental, uma técnica também usada para tratar a depressão, transtornos alimentares e outros problemas foram mais eficientes, de acordo com os pesquisadores."Intervenções que dão apoio social ou ensinam habilidades sociais não são tão eficazes quanto às que mudam a percepção sobre a solidão, pensam e agem com as outras pessoas", disse Cacioppo.  

A análise quantitativa também analisou se as intervenções em grupo eram mais eficazes do que as terapias individuais para a solidão. Apesar de descobertas anteriores de opiniões qualitativas favorecerem terapias em grupo, o estudo não encontrou nenhuma vantagem para esse método.

"Os estudos têm mostrado que pessoas solitárias têm suposições incorretas sobre elas mesmas e sobre como as outras pessoas as percebem. Reuni-las é como levar as pessoas com percepções anormais juntas", diz Masi. "Eu acho que a solidão é cada vez mais reconhecida como um problema importante na medicina - e, certamente, as tendências demográficas na sociedade agravam o problema", afirmou Masi.

"Nós encontramos um tipo de intervenção que parece ser eficaz e estamos ansiosos para testá-la com base nestes resultados". Recentemente, pesquisadores da Universidade de Chicago (EUA) revelam que a solidão altera as funções cerebrais de maneira tão nociva quanto os componentes do cigarro. O estudo testou pessoas bastante sociáveis e outras que sofriam de solidão.

Das 23 voluntárias americanas, não-fumantes, que passavam por exames de ressonância magnética, enquanto eram expostas a imagens e sons que remetiam a solidão, 15 mostraram-se solitárias e apresentaram menor ritmo de atividade na zona cerebral chamada de estriato ventral. A reação é semelhante a ação da nicotina no organismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS