Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Clube Jaguarense. Precisamos de uma nova Enfermaria???
No fim dos anos 70, no século passado, o então suntuoso prédio da Enfermaria Militar, após um processo de abandono, foi vergonhosamente depredado, passando por um acentuado processo de degradação, restando hoje apenas ruínas. Mesmo estando assim, em ruínas, o prédio, ou o que restou dele, mantém uma imponência ímpar, prova está, que foi escolhido para abrigar o Centro de Interpretação do Pampa ou, simplesmente, Museu do Pampa como deverá ser conhecido. Será um resgate de sua história e da dívida da comunidade com sua própria identidade.
No último dia 2 de novembro, feriado de finados, nossa cidade, estarrecida, assistiu essa história praticamente se repetir. O prédio do Clube Jaguarense veio a ruir, sendo o capítulo final de um processo de degradação que vinha sofrendo. Esse mesmo prédio, no passado, foi palco dos maiores e mais importantes eventos sociais de nossa cidade, muitas foram às festas, bailes de debutantes e os famosos e concorridos carnavais de salão.
Lembro-me de quão disputados eram seus eventos, aguardávamos ansiosos pelo próximo baile, sarau ou seja lá o que o clube fosse promover, seria sucesso na certa.
O capítulo que assistimos agora dessa história, nem em nossos piores pesadelos acreditamos que iríamos presenciar. Ver o prédio do Clube Jaguarense desabar como em um filme de terror, abriu uma cicatriz na face de nossa Cidade Heróica, uma cicatriz que jamais será apagada, seja qual for o desfecho dessa história. Desabou junto com o prédio centenário o nosso comodismo de achar que está tudo bem, que está tudo dentro do aceitável, que o que a vida nos reserva é isso aí, uma vidinha morna de água com açúcar, sem graça.
Pois bem amigos, acho que é chegada a hora da revolução. A hora de fazer acontecer ao invés de esperar acomodados que a solução venha de fora em um passe de mágica ou pela condolência de alguém ou ainda pela mão alheia. A retomada e reconstrução do Clube Jaguarense, tenham a certeza, será um marco em nossa cidade, o despertar para um novo tempo, tempo esse onde o melhor ainda está por vir.
Muito ainda há por se preservar em nossa cidade, mas, principalmente, há de se preservar a história do nosso povo através dos seus monumentos, sejam eles o Clube Jaguarense, a Matriz do Divino e da Imaculada, o Clube Harmonia, o histórico prédio do antigo Clube Caixeiral, enfim, exemplos não nos faltam.
Agora, respondendo a pergunta que lancei no título deste texto. Não, não precisamos de outra Enfermaria. Precisávamos sim de um motivo para voltarmos a nos unirmos como comunidade forte, e esse motivo está aí, na face de nossa cidade, está aí, em frente à praça central, está aí, cambaleante, partido em mil pedaços, escorado em grandes toras de madeira, gritando por socorro. Temos o dever de ajudar a reconstruir o CLUBE JAGUARENSE. Pois ele também é um pouquinho de todos nós.


Att.

C Á L I B E M A T E U S R O D R I G U E S

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS