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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011



Alimentos laxativos e constipantes
Posted: 01 Dec 2011 07:16 AM PST
A receita ideal para evitar a constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, consiste basicamente em preencher o cardápio com alimentos laxativos e evitar ao máximo os constipantes. Fique atento as informações que vamos dar agora e saiba quais são os alimentos que podem ou não ser consumidos para facilitar e melhorar a função intestinal.
Na classe alimentar que possui efeito laxativo, isto é, que solta o intestino, os alimentos ricos em fibras são soberanos. Em geral, os pães e biscoitos feitos com farinha de trigo ou centeio integral, além daqueles que trazem gergelim, frutas cristalizadas, passas, são altamente indicados. Os cereais em flocos, como a aveia ou a farinha de aveia, a cevada, de milho, trigo, cereais em barra incrementados com castanhas e frutas secas, além do arroz integral, milho verde, milho de pipoca e o triguilho, trigo para quibe, também pertencem a essa classe. Da mesma forma, as leguminosas como os feijões, a lentilha, a ervilha e o grão de bico, frutas e vegetais como o mamão, laranja e tangerina com bagaço, abacaxi, manga, abacaxi, abacate, cidra, figo, melancia, cana-de-açúcar, couve, agrião, acelga, almeirão, repolho, pepino, abobrinha, chuchu, quiabo, moranga, tomate, jiló, são potencialmente benéficas.
Alimentos laxativos e constipantes
A dica é montar um cardápio rico em fibras que contenha: uma porção de frutas secas em jejum: 4 ameixas secas ou 1 colher de sopa de passas; pão integral rico em fibras, 2 vezes ao dia; duas porções de salada crua por dia; farelo de trigo ou de aveia: 1 colher de sobremesa, pelo menos uma vez ao dia; feijão em grãos: 1 concha grande por dia e temperar a salada com óleo ou azeite.
Por outro lado, evite ao máximo ingerir frutas como goiaba, maçã, banana ou qualquer uma que ainda não estão madura, cenoura, leite e queijos não cremosos, pão branco, gelatina, arroz branco, maisena, além de pães e biscoitos de farinhas refinadas, uma vez que todos esses possuem efeito constipante, isto é, prendem o intestino.


Dentes sensíveis – Dicas para aliviar dor
Posted: 01 Dec 2011 07:15 AM PST
Quem tem dentes sensíveis sabe como é difícil tomar um simples café passado na hora ou um sorvete, com o passar do tempo a dor se torna constante e quem convive com ela acaba se limitando a ingerir comidas e bebidas em temperaturas amenas. De acordo com odontólogos, a maioria dos pacientes define a dor como se fosse um choque, alguns são mais sensíveis ao calor, outros ao frio, enquanto que os mais sensíveis sentem um grande incômodo simplesmente ao escovar os dentes ou usar um fio dental.
Os principais fatores ligados ao aumento da sensibilidade dos dentes estão relacionados ao desgaste do esmalte. Quando os dentes perdem essa proteção, o calor, o frio e a acidez dos alimentos acabam entrando em contato com as células nervosas dos dentes e provocando a dor. Além disso, dentes quebrados ou trincados também podem ser os responsáveis pela maior sensibilidade local.
Dentes sensíveis - Aliviar, dicas
Geralmente o tratamento é feito em etapas, inicialmente são necessárias bochechos diários com flúor, mas para a maioria dos especialistas esta abordagem feita de forma isolada pode demorar para apresentar bons resultados. É recomendado além do uso do flúor para dessensibilizar os dentes, outros tratamentos como aplicações de flúor em gel a cada seis meses para fortalecer o esmalte ou, ainda, nos casos mais severos, o uso de um selante especial para ‘blindar’ a raiz do dente.
Algumas dicas são importantes e merecem atenção especial de quem sofre com dentes sensíveis e deseja aliviar a dor. Entre as principais recomendações, destacamos: Utilizar escovas com cerdas macias e pontas arredondadas; fazer a higienização, escovação, dos dentes seguindo sempre um movimento circular e suave, nunca de forma horizontal ou com muita pressão; evitar cremes dentais clareadores e dar preferência aos desenvolvidos especificamente para controlar a sensibilidade dos dentes; soluções caseiras à base de bicarbonato de sódio não são recomendadas, por isso fuja das mesmas; evitar tratamentos clareadores sem indicação médica; e por fim, evitar sucos de frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi, pois a acidez pode agravar o problema da sensibilidade.


Substitutos do açúcar com poucas calorias
Posted: 01 Dec 2011 07:15 AM PST
Apesar de ser bastante utilizado na culinária de todo o mundo, o açúcar de mesa proveniente da sacarose, quando consumido em excesso, pode trazer inúmeros problemas para a nossa saúde, incluindo doenças sistêmicas e metabólicas como o Diabetes. No entanto, encontramos na natureza alguns substitutos deste produto da sacarose que possuem bem menos calorias e que por isso trazem mais benefícios para o nosso organismo.
Um dos substitutos é a Stévia, pequeno arbusto perene que pertence à familia dos crisântemos e nativa no Paraguai. O extrato de stévia possui uma extraordinária capacidade adoçante, em sua forma natural é aproximadamente quinze vezes mais doce que o açúcar comum. Já na sua forma em pó branco, diretamente extraído das folhas da planta, chega a ser de 70 a 400 vezes mais doce que o adoçante natural. Entre os principais benefícios da Stévia destacam-se a ausência de calorias, menor risco de Diabetes, ausência de alterações no nível de açúcar do sangue, bem como de toxicidade, previne a formação da placa e de cárie dental, além de poder ser utilizada sem restrições.
Substitutos do açúcar sem calorias
Na lista dos substitutos do açúcar também está presente o xilitol, um adoçante natural que pode ser encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa e ameixa ou extraído de alguns tipos de cogumelo. Tão doce quanto a sacarose, o xilitol possui a vantagem de ser cerca de 40% menos calórico e de prevenir a formação de cáries dentárias. Graças a presença de cinco carbonos em sua composição, o mesmo é amplamente utilizado em pastas dentríficas e em algumas pastilhas elásticas.
O Agave, derivado de uma planta originária do México, é um alimento orgânico de poder adoçante maior que o açúcar, porém de baixo índice glicêmico, o que permite a sua utilização por pessoas que possuem distúrbios metabólicos como o Diabetes. Além disso, o agave não possui glúten, lactose e é uma boa fonte de minerais, como o ferro, cálcio, potássio e magnésio.


Andar de bicicleta – Benefícios
Posted: 01 Dec 2011 07:14 AM PST
Além de ser uma opção de transporte sustentável e fazer bem para o meio ambiente, a bicicleta pode se tornar uma grande aliada da saúde. Os benefícios em dedicar parte do seu dia para pedalar ou ainda usar a bicicleta para ir a algum lugar, vão além dos cuidados com a boa forma. Especialistas no assunto afirmam que pedalar melhora o sistema cardiorrespiratório, alivia o estresse mental, diminui a quantidade de gordura corporal e fortalece os músculos e as articulações. O melhor de tudo é que os ciclistas trabalham em um único exercício um grupo maior de músculos, incluindo: quadríceps, musculatura posterior da coxa, panturrilha, glúteos, musculatura abdominal, extensores da coluna, além dos músculos do ombro, braço e antebraço.
Não há contra-indicações para a atividade, uma vez que é possível estabelecer o seu próprio ritmo, acelerando ou reduzindo sempre que sentir necessidade. Ainda assim, é preciso ter atenção a alguns detalhes que podem se tornar prejudiciais com a prática incorreta da atividade.
Andar de bicicleta – benefícios
Os ajustes da bicileta, altura dos apoios e assento, entre outros, devem estar perfeitamente ajustados à quem irá pedalar, pois uma bicicleta mal ajustada ou um erro de postura pode gerar sobrecarga mecânica e provocar dores na coluna lombar, cervical, joelhos, tornozelos e pés, além de uma alteração na sensibilidade das mãos, relatada frequentemente como um formigamento.
Em geral, é importante verificar se o selim está ajustado corretamente e na horizontal, com o cano da bicicleta de 10 a 13 centímetros à mostra, e permanecer em uma postura em que a coluna lombar fique em um ângulo de 30 a 40 graus com um bom apoio das mãos. A recomendação dos preparadores físicos é que os ciclistas se sintam confortáveis e não precisem forçar a coluna enquanto pedalam. Para melhorar o desempenho e evitar cãibras, a dica é fazer um alongamento antes de começar as pedaladas.

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