Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

terça-feira, 13 de dezembro de 2011



Intolerâcia à lactose – Alimentos permitidos e proibidos
Posted: 11 Dec 2011 05:59 PM PST
A intolerância à lactose, tipo de açúcar presente no leite e em seus derivados, é a incapacidade que o organismo apresenta, em indivíduos que possuem tal distúrbio, para digerir total ou parcialmente esse carboidrato. De acordo com a explicação de nutricionistas, a intolerância é desenvolvida quando há uma diminuição ou ausência da produção da lactase, enzima responsável pela digestão da lactose e que por sua vez é produzida por células presentes na superfície do intestino delgado.
Em geral, os primeiros sintomas começam a surgir em torno dos cinco anos de idade ou até um pouco antes, período em que a produção da enzima lactase começa a diminuir. É comum que o organismo apresente: intestino preso, dores abdominais, flatulência, dores de cabeça e dermatite atópica. Mas, é importante destacar que a severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar.
Intolerâcia à lactose - Alimentos permitidos e proibidos
Basicamente existem três tipos de intolerância à lactose: a deficiência congênita da enzima, um distúrbio genético muito raro, no qual já criança nasce sem a capacidade de produzir lactase, nesses casos mais graves a criança sente as reações logo após entrar em contato com o leite materno; a diminuição enzimática secundária a doenças intestinais, comum em crianças durante o primeiro ano de vida, podendo ocorrer devido à diarréia persistente que leva a morte das células produtoras de lactase da mucosa intestinal, trazendo para o indivíduo uma deficiência temporária de lactase que só é revertida quando estas células são repostas; e por fim, a deficiência primária ou ontogenética, mais comum na população e que ocorre em decorrência da tendência natural que o organismo possui de diminuir a produção da lactase com o passar dos anos.
Apesar de não ser necessário seguir uma dieta muito restritiva, é necessário ter conhecimento dos alimentos que são permitidos ou proibidos a quem possui intolerância a lactose. Assim, são proibidos: leite de vaca e derivados como: queijos, manteiga e requeijão; bolachas e biscoitos que posuem leite na composição, além de preparações à base de leite tais como: bolo, pudins, cremes e outros. Por outro lado, são permitidos: carnes em geral, margarina, geléias, todas as leguminosas, incluindo feijão, vagem, lentilha; arroz e cereais em geral, todas as verduras e legumes, leite de soja, queijo tipo tofu, pães e bolachas que não possuam leite.




Desintoxicação Alimentar
Posted: 11 Dec 2011 05:59 PM PST
Devido ao grande número de alimentos industrializados que fazem parte da nossa dieta, o organismo vai com o passar do tempo acumulando impurezas que podem causar desde um simples mal estar até disfunções mais graves. Para combater todos esses efeitos negativos sobre a saúde, é que a dieta de desintoxicação alimentar vem sendo recomendada para promover um bem estar favorável em quem a segue. O objetivo é fazer com que uma limpeza profunda seja feita internamente para livrar o organismo de resíduos de produtos industrializados, corante e excesso de sal, principalmente.
Uma das dietas de desintoxicação mais utilizadas é a dieta do glúten, que consiste basicamente em retirar o glúten do cardápio diário por apenas 10 dias a cada 3 meses. Esta pequena mudança na alimentação trará grandes melhoras para o intestino e aumentará o estado imunológico do indivíduo. Além disso, melhoras no humor também são notadas, uma vez que quando o intestino está interditado acaba impossibilitando a formação da celetonina, um hormônio responsável pelo bem estar e bom humor. Assim, quando não há formação desse hormônio a pessoa pode ficar com maior irritabilidade e agitação tornando-se cada vez mais freqüentes os sintomas.
Desintoxicação Alimentar
Eliminar o glúten parcialmente da dieta também traz outros benefícios, pois pesquisas mostram que a dieta com a substância em um longo período da vida, atrofia a musculatura vagarosamente. A saber, entre os alimentos que contêm glúten estão: pães, bolos, cereais integrais, cerveja, molho shoyo, barrinha de cereal, bolachas, pães integrais e o macarrão. Apesar de parecer de difícil de encontrar, existem no mercado diversos lugares que fazem produtos livres de glúten e outros que receitam alimentos a base de farinhas de quinoa, amido de milho, cereal em pó, arroz, além de usar farinha de banana para bolos, biscoitos e pães. Comece a mudar o seu cardápio o quanto antes, promova a desintoxicação do seu organismo e estenda todas as vantagens de uma dieta sem glúten para a sua família.




Tipos de pães
Posted: 11 Dec 2011 05:59 PM PST
Apesar de o pão fazer parte da alimentação diária de quase todos os brasileiros, poucos sabem os tipos de pães que geralmente são comercializados e que vão para as suas mesas diariamente. Independente dos nomes usados nas diferentes regiões do país, alguns tipos de pão são iguais em todas elas. Fique atento as diferenças e conheça os principais pães que fazem parte da nossa alimentação diária.
O pão branco, rico em hidratos de carbono completos como o amido, é um dos que possuem menor teor de gordura e contém proteínas provenientes do grão de trigo, além de vitaminas e minerais. O pão Integral é ideal para quem está seguindo uma dieta para perder peso, pois o seu preparo é feito com cereais que não são refinados, e por conservar diversas propriedades que são perdidas na preparação do pão “tradicional”. Já o pão de centeio é aquele que contém menos proteínas e gorduras que o pão de trigo, mas por outro lado posui mais hidratos de carbono e fibras. O pão de forma também possui em sua composição nutrientes fundamentais como os hidratos de carbono, especialmente o amido, mas apesar de conter mais proteínas que o pão comum, também possui mais gorduras.
Tipos de pães
O pão-de-leite é nutritivo e rico em hidratos de carbono, mas o seu consumo deve ser controlado uma vez que este tipo de pão contém uma quantidade considerável de gordura e açúcar. O pão torrado possui uma maior variedade de ingredientes, razão pela qual o mesmo possui um elevado valor energético, mesmo possuindo mais açúcares e gordura. O pão de Viena, preparado da mesma forma que o pão normal, porém com uma massa mais fina, possui entre os seus ingredientes açúcar e o leite. O pão de glúten, ideal para quem sofre com Diabetes, é feito com uma farinha de trigo enriquecida e está presente numa proporção nunca inferior a 30% do glúten seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS

Ocorreu um erro neste gadget