Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Jaguarão será Patrimônio Histórico brasileiro

Jaguarão será Patrimônio Histórico brasileiro - Presidente do Iphan deve visitar a cidade nas próximas semanas

O município de Jaguarão se tornará Patrimônio Histórico nacional até o final deste ano. A garantia foi dada pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luis Fernando de Almeida, ao prefeito Cláudio Martins e ao deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) em audiência nesta quarta-feira (23/06), em Brasília. O presidente garantiu, ainda, a destinação de recursos para dar início à criação do Centro de Interpretação do Pampa e às obras de recuperação do Teatro Esperança.

No processo de tombamento histórico da cidade já foram catalogados mais de 800 prédios ao longo de cinco anos. Com o novo título, Jaguarão passa a ser um centro de referência em turismo no Mercosul. “A inclusão de Jaguarão no PAC das Cidades Históricas garantiu o rápido andamento deste processo. Com isso, a cidade muda a sua realidade econômica e passa a ter forte capacidade de atração turística”, salientou Henrique Fontana.

Para o prefeito, o tombamento coloca Jaguarão “na rota de turismo do mundo”. Segundo Cláudio Martins, a nova condição do município já tem atraído a atenção de empresas interessadas em investir na cidade em empreendimentos como hotéis, por exemplo.

Centro de Interpretação do Pampa – Uma parceria entre Prefeitura, Unipampa e Iphan vai dar vida a este local que será referência do bioma pampa para o mundo. O projeto incorpora às ruínas da antiga enfermaria militar novos espaços culturais que resgatam a história com o uso das novas tecnologias. No espaço, serão construídos museu, arena, anfiteatro, entre outras estruturas com destaque para os recursos audiovisuais.
Teatro Esperança – O terceiro melhor teatro em acústica do Brasil será restaurado com recursos do Iphan. O presidente do Instituto garantiu a liberação de R$ 1,129 milhão para o início das obras do prédio construído em meados do século 19. O teatro já tem o título de Patrimônio Cultural do RS e, agora, será considerado patrimônio nacional. ( Enviado pelo meu Grande Amigo CALIBE MATEUS RODRIGUES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS