Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

domingo, 20 de junho de 2010

Risco de tomar varios remedios juntos

Quando você sente uma dor de cabeça, o melhor é tomar logo um Tylenol pra resolver o problema, não é mesmo? Tomar remédios por mais simples que seja é sempre uma atividade que deve ser monitorada. Já sabemos que não devemos nunca tomar medicamentos sem a prescrição medica e quando tiver que tomar, ter muita atenção quanto aos horários e dosagens. Isso é necessário para garantir que o remédio tenha uma boa eficácia ao invés de trazer mais problemas. O risco é ainda maior quando combinamos vários medicamentos ou mesmo medicamentos com alguns alimentos.

O costume de se automedicar é bem antigo, assim como perguntar a amigos e vizinhos o que é bom pra acabar com a tosse, e outras enfermidades. É tão mais fácil do que pergunta ao médico, sem falar que as pessoas garantem a eficácia desse e daquele medicamento, mas será que é totalmente seguro?
Pouca gente sabe mais misturar remédios com sucos, refrigerantes ou mesmo chás pode ser perigoso, além de ter sua eficácia comprometida pode trazer algumas reações. O mesmo pode acontecer quando ingerimos dois medicamentos de tipos diferentes.
  • Suco de laranja + remédio para a pressão alta: pode haver queda de pressão já que o remédio perde pelo menos metade da eficácia.
  • Erva de São João + medicamentos em geral: o medicamento perde parte da eficácia, variando de acordo com cada fórmula
  • Chá de camomila + ácido acetilsalicílico: causa sangramentos
  • Antidepressivos + descongestionante nasal: prisão de ventre
  • Antiinflamatórios + diuréticos: perda de efeito do diurético
  • Anticoncepcional + antibiótico:  perde sua eficácia do anticoncepcional
  • Antiespasmódicos + broncodilatadores + antidepressivos + descongestionantes nasais + inibidores de apetite: a mistura de dois ou mais tipos desses medicamentos causa boca seca, constipação, altera o sistema nervoso central e aumenta os batimentos cardíacos.
Fique alerta além desses efeitos a mistura de medicamentos pode causar intoxicações e até envenenamentos, é uma mistura de alto risco. Tanto os medicamentos quanto os alimentos que ingerimos tem efeitos no nosso organismo, podem ser efeitos bons ou ruins, variando de intensidade de acordo com vários fatores, as vezes quando duas substâncias se encontram o efeito não é tão bom quanto o espetado e gera uma série de outros problemas.
Você  deve estar se perguntando, “Mas como vou saber se faz mal ou não? O que pode ou não ser misturado?”. Simples. Só se medique com a orientação de um médico, e tire suas duvidas quanto aos efeitos que tal medicação pode causar e o que acontece se você combinar com o uso de outro medicamento. Fale para ele todas as medicações que está tomando, combinar remédios por conta própria é um risco, só um especialista pode fazer tal combinação sem causar danos a sua saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS