Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Síndrome do Olho Seco


          Característica do inverno, a baixa umidade do ar pode comprometer a visão com a chamada Síndrome do Olho Seco. O problema provoca a diminuição da produção da lágrima ou a piora da qualidade de lubrificação.

          "Os principais sintomas são: sensação de areia nos olhos, coceira e extrema sensibilidade à luz", alerta o oftalmologista José Geraldo Pereira, do Instituto de Olhos e Microcirurgia de Brasília (Inob).

           O especialista explica que as lágrimas têm um papel fundamental no organismo. "Trata-se do mecanismo natural que protege os olhos de infecções e da sujeira que existe no ar", diz.

           Na maioria dos casos, a solução é simples. "Lançamos mão de lágrimas artificiais. Elas restabelecem a umidade perdida, reduzindo os sintomas do olho seco", orienta José Geraldo Pereira. 

          Outras medidas úteis são: ingerir água em abundância; utilizar umidificador de ar; evitar o uso de ar-condicionado e proteger os olhos com óculos em dias quentes e com muito vento.


           Embora grande parte dos casos esteja ligada à baixa umidade do ar, o distúrbio pode revelar outras causas. Doenças sistêmicas,- em especial artrite, alergia e lúpus, além de medicamentos, como anti-histamínicos, antidepressivos e anti-hipertensivos, também podem estar relacionado ao problema.

           "A síndrome pode ocasionar lesões na córnea e, quando não diagnosticada e corretamente assistida, prejudicar a superfície ocular e, nos casos mais graves, conduzir à perda da visão", complementa o oftalmologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS