Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

sábado, 24 de setembro de 2011


Mundo | 24/09/2011 | 04h37min

Nasa confirma queda de satélite na Terra

No entanto, não é possível precisar o horário da reentrada na atmosfera do equipamento

Atualizada às 09h50min
A Nasa anunciou que o satélite artificial UARS caiu na Terra no início da madrugada deste sábado, entre 0h23min e 2h09min (horário de Brasília). A agência espacial acredita que a maior parte do objeto explodiu ao atingir a atmosfera. O equipamento se deslocava no sentido leste, passando do Canadá até o continente africano, conforme a Nasa.

No período da queda, o satélite passava pelo Oceano Pacífico, conforme divulgou a agência em seu Twitter. O objeto teria feito um trajeto desde o Canadá até o continente africano, viajando também pelos oceanos Atlântico e Índico. O horário preciso da reentrada ainda não pôde ser verificado. Até o momento, não há registros de destroços ao redor do mundo.

O UARS era o maior equipamento fora de órbita dos últimos 32 anos. Ele foi lançado pela espaçonave Discovery durante missão em 1991. Em 2005, a agência espacial desativou o equipamento após ele se mover em baixa órbita, o que causa o declínio da vida útil em duas décadas.

Na sexta-feira, a Nasa já havia informado ser "muito improvável" que uma pessoa seja atingida por um pedaço do satélite. Segundo a mensagem, a chance de uma parte atingir alguém é de "uma em vários trilhões".

A maioria das visualizações do objeto podem ter acontecido por casualidade, já que a trajetória de reingresso não pode ser prevista de antemão para alertar as pessoas, disse o canadense Ted Molczan, um rastreador de satélites.

Em todos os anos de pesquisa, Molczan testemunhou apenas uma queda de tais objetos na Terra — um satélite russo de comunicações em 2004.

— Parecia uma estrela brilhante com uma longa cauda — contou.

* Com informações da AP
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS

Ocorreu um erro neste gadget