Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

terça-feira, 18 de janeiro de 2011


14/01/11 - 12:51 > POLÍTICA

Dilma deve remarcar viagem ao Uruguai prevista para o dia 1º


Agência Brasil
BRASÍLIA – A presidenta Dilma Rousseff deve adiar a visita ao Uruguai, prevista para o próximo dia 1º de fevereiro, e remarcá-la para outra data na primeira quinzena do mês. Adecisão foi tomada porque a presidenta quer ter mais tempo para se dedicar aos temas bilaterais, segundo assessores. Com a agenda como está, Dilma teria dificuldades. A presidenta vai manter apenas a viagem à Argentina já marcada para o dia 31, quando ela inaugura a agenda internacional.

Ao passar por Montevidéu (capital do Uruguai), a ideia da presidenta é focar as conversas com o presidente do país, José Pepe Mujica, e os ministros uruguaios e brasileiros na ampliação de parcerias nas áreas econômica e tecnológica. Pelo menos sete propostas de ratificação de acordos são preparadas para a primeira visita de Dilma ao Uruguai.

Em fase de elaboração há estudos sobre o porto de águas profundas em La Paloma, a construção do centro de feiras e convenções em Montevidéu, a Hidrovia da Lagoa Mirim e portos fluviais. Também está prevista uma reunião sobre as pontes sobre o Rio Jaguarão, que liga os municípios de Jaguarão e Rio Branco, assim como a recuperação da Ponte Barão de Mauá – por onde passam os turistas que tentam ir de um país ao outro.

Dilma e Mujica conversaram demoradamente no último dia 1º, depois da posse da presidenta. A trajetória política dos dois presidentes têm vários pontos comuns, pois ambos combateram os regimes militares, integrando grupos de jovens contrários à ditadura. Porém, na conversa em Brasília, predominaram os temas sobre tecnologia.

O presidente do Uruguai conversou sobre o processo de aquisição de tecnologia de TV digital com base no sistema adotado no Brasil, a interconexão elétrica e ferroviária e a mineração. Mujica tem defendido que os especialistas uruguaios se mantenham no país e não migrem – tendência que se tornou frequente nos últimos anos. O objetivo de Mujica é fechar parcerias com o Brasil para compartilhar os profissionais do Uruguai com a base industrial brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS