Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dez motivos para começar a pedalar no verão

Ciclismo reduz o estresse, evita o infarto e aumenta a imunidade

Recorrer à prática de exercícios é a melhor maneira de conquistar uma saúde duradoura. E o ciclismo pode ser um aliado de quem pretende adotar um estilo de vida mais saudável — promessa comum em todo começo de ano.
— Como toda prática esportiva, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada — afirma o cardiologista do Hospital e Maternidade São Luiz, João Vicente da Silveira.
Segundo o médico, pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta todo o corpo. Entre os principais benefícios desse esporte está o combate ao estresse e às doenças cardiovasculares, aumento da imunidade, redução de peso e diminuição da pressão arterial.
Porém, assim como qualquer outro exercício físico, o médico lembra que é preciso seguir uma orientação profissional e tomar cuidado com relação à segurança, principalmente quando se pratica na rua.
— É fundamental a utilização de trajes e equipamentos apropriados à prática do esporte, como o uso de capacete — alerta o médico.
Conheça 10 principais vantagens de andar de bicicleta:
1) Combate estresse e depressão:
As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.
2) Melhora nas relações sexuais:
Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa.
3) Emagrece:
Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.
4) Proporciona felicidade e bom sono:
O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.
5) Reduz colesterol e triglicérides:
Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.
6) Evita o infarto:
Ocorre também a diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.
7) Diminui a pressão arterial:
Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.
8) Aumenta a imunidade:
Com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.
9) Melhora a Respiração:
O esforço das pedaladas aumenta a freqüência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.
10) Garante boa forma e fôlego de atleta:
A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS