Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

quarta-feira, 4 de maio de 2011


Jaguarão

Conjunto Histórico é tombado pelo Iphan

Compartilhe esta notícia
Foto: Infocenter DP - Carlos Queiroz

Ponte Barão de Mauá será o primeiro monumento binacional tombado
    Por: Juliana Sanches
    juliana@diariopopular.com.br
    Por unanimidade, os 15 representantes do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural de 2011 votaram a favor do tombamento do Conjunto Histórico e Paisagístico de Jaguarão durante reunião realizada nesta terça-feira (3), em Brasília. O processo inclui a ponte Barão de Mauá, ligação entre Brasil e Uruguai. Este é o primeiro tombamento de um monumento binacional. O Conselho Consultivo é ligado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

    A cidade na fronteira com o Uruguai conserva um acervo considerável de bens culturais, com edificações coloniais, ecléticas, art déco e modernistas que variam em tipologias, formas de implantação e acabamentos. O traçado viário, demasiadamente retilíneo se comparado ao das cidades coloniais brasileiras, decorre possivelmente da forte influência espanhola em seu desenvolvimento.

    Outras quatro propostas de tombamento federal entraram na pauta: acervo do Museu do Trem (RJ), do Centro histórico de Belém (PA), do terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde (BA) e de 13 novos bens identificados pelo projeto Roteiros Nacionais de Imigração de Santa Catarina. Somente a do terreiro na Bahia foi suspensa porque será necessária uma avaliação arqueológica para que o processo retorne para apreciação.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Ocorreu um erro neste gadget

    Arquivo do blog

    ALGUMAS CITAÇOES:

    As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

    Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

    Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

    Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

    Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

    Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

    clicRBS

    Ocorreu um erro neste gadget