Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

terça-feira, 10 de janeiro de 2012


Especial Verão: Saiba quais cervejas harmonizam com os pratos da estação

 Um levantamento da SENAD em parceria com a UNIFESP, apontou que 61% das doses anuais ingeridas pelos brasileiros são de cerveja. Em segundo lugar aparece o vinho, com apenas 25% da preferência. Agora me diz, o Brasil é ou não é o país da “loirinha”?

Na praia, no sítio, na casa de campo, nos happy hours, nas festas, com a família, com os amigos… não importa! O que vale é degustar uma cerveja de qualidade na estação mais quente do ano e aproveitar momentos prazerosos com pessoas queridas!

Qual cerveja combina mais com o verão?


Quando o assunto é calor, os primeiros rótulos que vêm à cabeça são da modalidade Pilsen. O nome que designa este estilo de cerveja vem da cidade onde nasceu, Pilsen (Plzen), região da antiga Bohemia, atual República Tcheca, em 1842. As Pilsens da Bohemia possuem coloração dourada brilhante, teor alcóolico baixo (entre 4% e 5,5%) e amargor marcante. Ao longo dos anos, essas cervejas sofreram algumas alterações sensoriais, como principalmente redução do amargor e corpo, originando as oficialmente conhecidas por American Lagers, que representam hoje cerca de 98% da produção total de cervejas do Brasil.

Mesmo que as bebidas Pilsen sejam mais comuns nesta época do ano, outros estilos de cerveja também são bem-vindos em dias ensolarados. Helles, Kölsch, Witbier, Weizenbier e Lambics são algumas das opções que fogem do senso comum e acertam em cheio no clima e no paladar.

Combinando comida e cerveja…


Para não queimar a largada e começar 2012 correndo atrás do prejuízo, o blog do CluBeer aprresenta algumas dicas de refeições leves que combinam com a estação mais ensolarada do ano. Veja a seguir quais cervejas harmonizam com os pratos abaixo:

1. Salada de rúcula com lascas de parmesão – Cerveja Pilsner Urquell (República Tcheca)

Considerada a primeira cerveja Pilsen da História, a Urquell (cujo nome significa “original”) foi fabricada pela primeira vez em 1842. Apresentando coloração dourada e ótimo perfil de lúpulo, a bebida destacou-se na época por diferir das cervejas escuras mais recorrentes. É uma boa pedida para acompanhar pratos compostos majoritariamente por folhas, como uma Salada de rúcula com lascas de parmesão.

2. Sushis e sashimis – Cerveja Wäls Pilsen (Brasil)

Com a proposta de reproduzir fielmente uma Pilsen da Bohemia, a bebida brasileira tem coloração dourada, espuma aveludada e aroma de lúpulo. Possui ainda presença marcante de malte e amargor característico. É indicada para acompanhar sushis e sashimis por ser também leve e não encobrir o sabor dos mesmos.
3. Ostras frescas – Cerveja Eisenbahn Kölsch (Brasil)

Suavidade é a palavra que define este rótulo – seja quanto ao aroma, ao corpo ou ao sabor. Com suave aroma furtado, apresenta coloração dourada clara e é produzida por leveduras de alta fermentação. A harmonia com ostras vem pela suavidade e mineralidade, ambas pareando de maneira semelhante e sútil.

4. Salmão – Cerveja Hoegaarden (Bélgica)

A cerveja é marcada pela alta refrescância, bom “drinkability” e citricidade conferida pela adição de sementes de coentro e cascas de laranja. Possui coloração clara e suavemente turva, aroma de especiarias e sabor cítrico temperado. Também cai bem com frutos do mar e queijos de consistência semi-dura, como brie e camembert.

5. Carpaccio de Salmão defumado com salada de folhas ao molho de iogurte – Cerveja Eisenbahn Lust (Brasil)

Primeira cerveja brasileira produzida pelo método champenoise, o mesmo processo de produção do champagne: após a fermentação e maturação na cervejaria, a cerveja é levada até uma vinícola onde é envasada em garrafas de espumante, referendada na garrafa e encaminhada para as etapas de Remuage e Dègorgement. Possui aroma bastante furtado, é adocicada e bem carbonatada. Por possuir leveduras de champagne, tem em sua essência a característica do requinte e, portanto, parece perfeita para o prato em questão.

Outras cervejas que são ótimas pedidas e harmonizam muito bem com o verão são:


1795 – Primeira cerveja produzida na cidade de Budweis. Fabricada com malte próprio e o lúpulo de Saaz, é uma Premium lager dourada, com balanceado amargor. Possui aroma fresco e floral, ideal para acompanhar pratos condimentados, peixes e saladas.
 
Badger Golden Glory – Perfumada e intensa, com notas de pêssego, melão e toques florais. O blend de lúpulos aromáticos e de amargor conferem a ela uma característica frutada inconfundível e distinto amargor. Produzida com a adição de flores de pêssego, é perfeita para acompanhar carnes de porco, patê de pato ou um cheesecake.
 
Estrella Damm Inedit – Elaborada pelo renomado chef Ferran Adrià, Estrella Damm Inedit é um coupage único, mescla de maltes de cevada e trigo, aromatizada com lúpulos e especiarias como coentro, casca de laranja e alcaçuz. É uma cerveja de textura cremosa, fresca, com suave carbonatação e retrogosto agradável. Para desfrutar toda a intensidade da Estrella Damm Inedit, recomenda-se levar à mesa em balde de gelo e servir em taças de vinho branco.
 
Bitter & Twisted – Engarrafada com baixos teores de carbonatação para preservar seu frescor e sabor natural, com cor alaranjada e turva, é feita com um ótimo perfil de lúpulos, trazendo um aroma cítrico evidente, com fundo de malte. Lúpulos, aliás, são a alma cervejas da Harviestoun, que utiliza apenas flores inteiras de lúpulo em suas receitas. Com esse sabor, nada melhor do que chamar a Bitter & Twisted para acompanhar refeições de pratos leves ideais para o verão, como saladas, aves ou peixes – principalmente os preparados com molhos de limão e laranja.
Está esperando o quê? Corra agora mesmo para o site do CluBeer e adquira um dos nossos kits do mês de Janeiro. Todos foram pensados especialmente para harmonizar com o seu verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS