Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

domingo, 8 de janeiro de 2012


SAÚDE:

Substituições aceleram a dieta e dão mais motivação

Trocas simples no cardápio são o segredo para emagrecer mais rápido
tamanho da letra Diminuir letraAumentar letra


Ao começar uma dieta para a redução de peso, muitas pessoas diminuem a quantidade dos alimentos. Isso acontece sem que seja feita a distinção entre o que é saudável e os alimentos que podem trazer alguns prejuízos para a saúde. Pensando nisso, a nutricionista responsável pelo MinhaVida, Roberta Stella, elaborou dicas de substituições que vão deixar a sua dieta mais eficiente, sem fazer uma restrição excessiva de alimentos.
Antes de começar, Roberta esclarece que a dieta não deve ser sinônimo de um elevado corte na quantidade e na variedade de alimentos. É possível emagrecer, fazendo 5 refeições por dia, comendo a cada 3 ou 4 horas, ela esclarece. O importante é saber escolher os tipos de alimentos e, é claro, ter moderação e estar de olho em todas as opções alimentares, escolhendo sempre as mais saudáveis.

Dica 1. No café da manhã...
... consuma pão, leite ou derivados, um embutido e uma fruta. Como o objetivo é ter uma alimentação saudável e emagrecer, é necessário tomar alguns cuidados.
- substitua o pão francês ou o pão de forma branco por uma versão mais saudável. Uma boa opção é o pão integral light. Rico em fibras e com maior teor de vitaminas e minerais, ele fará com que o intestino funcione bem, além de colaborar para que você alcance a recomendação de todos os nutrientes.
- substitua o leite integral pelo leite desnatado ou semi-desnatado. O leite é a melhor fonte de cálcio, nutriente responsável pela saúde dos ossos. Na versão desnatada ou semi-desnatada, há a redução na quantidade de gordura saturada e de colesterol, mas a quantidade de cálcio é preservada.
- substitua os derivados do leite com maior teor de gordura pelo light. Queijo mussarela e iogurtes integrais acrescentam muitas calorias na alimentação. Opte pelo queijo light, cottage, ricota e iogurtes light com baixo teor de gorduras. Mais uma fonte de cálcio, que será como uma poupança para prevenir problemas futuros com os ossos.
- substitua o embutido pela versão menos calórica. Mortadela, presunto e salame são ricos em gorduras e, por isso, comprometem a dieta. Substitua pelas versões com menos gordura como, por exemplo, o presunto sem capa de gordura ou o peito de peru.
- substitua as frutas mais calóricas pelas que apresentam baixo teor de energia. Boas opções são melão, melancia, ameixa fresca e mamão papaya.



Dica 2. No almoço...
... é importante ingerir vários grupos alimentares. Não deixe, por exemplo, de ingerir carnes, pois elas são as principais fontes de proteínas e ferro, nutrientes fundamentais para que o corpo trabalhe bem, cumprindo as suas funções essenciais como, por exemplo, produzir hormônios e regenerar os tecidos.
- substitua a entrada oferecida pelos restaurantes por uma bela salada. Escolha a de sua preferência e coma à vontade. As folhas apresentam baixíssima quantidade calórica devido à elevada quantidade de água. Além disso, por ser rico em fibras, o prato dará maior saciedade, evitando que cometa algum excesso. Coma devagar, para que o cérebro possa enviar o sinal de saciedade o que fará com que ingira menos alimentos e menos calorias. Cuidado com os molhos e, se possível, dispense-os.
- substitua a torta de legumes e legumes gratinados pela versão cozida desses alimentos. Diariamente, eles devem estar presentes na dieta. São ricos em nutrientes e água, fazendo com que tenham um baixo valor calórico. Escolha dois tipos de legumes cozidos para fazer parte da sua refeição.
- substitua as carnes gordas pelas magras. A regra é retirar todo o excesso de gordura visível, por exemplo, a capa de gordura da picanha e a pele do frango. Durante a semana, alterne o consumo de carne bovina com frango e peixe. De preferência assados ou grelhados.
- substitua a massa com molhos elaborados pela massa simples com molho de tomate. Evite a lasanha, gratinados ou massa com molho branco ou quatro queijos. Alternativa saudável à massa é o brasileiríssimo arroz com feijão. Isso mesmo, a dupla é saudável e não engorda. Evidentemente, esses alimentos não devem ser consumidos em excesso ou à vontade.
- substitua o refrigerante pelo suco natural ou pela água. Mas, cuidado! Os líquidos devem ser consumidos em pequena quantidade, no máximo, um copo pequeno (200 mL). Quantidade elevada prejudica dilui o suco gástrico, prejudicando a digestão.
- substitua o doce da sobremesa por uma fruta. Isso fará com que a quantidade de açúcar e gordura diminua, reduzindo a quantidade calórica da refeição.

Dica 3. No jantar...
... faça escolhas inteligentes como as indicadas para o almoço. Entretanto, com a correria do dia-a-dia, muitas pessoas buscam a praticidade em detrimento ao que é saudável, por isso:
- substitua os congelados por alimentos frescos. Legumes podem ser armazenados limpos e prontos para o cozimento. Se quiser mais praticidade, pode armazenar os alimentos ralados que serão consumidos crus como, por exemplo, cenoura, beterraba e pepino.
- substitua os sanduíches ricos em gorduras pelos naturais. Sanduíche de atum no pão integral é uma boa opção. Acrescente salada e um legume para que ele fique mais saudável. Entretanto, a opção pelo sanduíche deve ser feita esporadicamente, duas ou três vezes por semana. De preferência, faça uma refeição completa, como o almoço.

Dica 4. Nos lanches...
... opte por alimentos práticos e que podem ser levados até na bolsa. A mulher moderna sabe como se virar quando decide ter um corpo saudável e bonito.
- substitua a bolacha recheada pelo biscoito integral ou barrinha de cereais. No mercado já é possível encontrar porções individuais, deixando a vida mais prática.
- substitua o bombom, chocolate e doces por uma fruta. Não tem nem como defender os doces diante das frutas. Elas são mais saudáveis e menos calóricas do que os doces.
- substitua o refrigerante por chá com adoçante e muita água. O corpo necessita de muita água para estar mais hidratado e para trabalhar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS