Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

quinta-feira, 10 de março de 2011




 
COM A EVOLUÇÃO DO CARNAVAL JAGUARENSE, QUEM GANHOU FOI O PÚBLICO


            Lembro de alguns anos atrás como eram disputados os clubes sociais nas noites de carnaval em Jaguarão, muitos deles, nem pagando se entrava, afinal, o quadro social já era responsável pela lotação dos salões. Hoje me dia, essa tradição está com os anos contados, acredito que em menos de uma década deveremos encerrar esse ciclo, lá se foram os carnavais dos clubes sociais Suburbano, Instrução, 24 de Agosto e por último, talvez o que era reconhecidamente um dos melhores carnavais de salão de nossa cidade o saudoso Clube União Caixeiral.
            Nos áureos tempos era uma loucura tentar entrar nos clubes no momento em que a rainha estava por entrar, a passada da rainha pela passarela do samba era aguardada por todos lá por perto da meia noite, o povo seguia em bloco atrás, só com sua chegada o baile era iniciado. Dessa tradição ainda nos resta dois clubes que ainda agonizam saudosamente as noites de momo. O Clube Jaguarense e o Clube Harmonia, os mais tradicionais são também os únicos a terem um fôlego a mais a dar.
            Curiosamente, o que “matou” o carnaval de salão de Jaguarão foi um novo tipo de fazer carnaval, uma forma mais democrática, onde ninguém é dividido em castas, todos são bem vindos. Tudo isso começou com a criação da SAC (Sociedade Amigos do Coronel), isso a 26 anos atrás, e sua já famosa história do concurso Rainha das Piscinas, onde homens vestidos de mulher tomam à noite de sexta-feira, anterior ao carnaval, para brincar nas ruas da cidade, sem clube, sem cordas, sem leis, onde a diversão é a principal regra a ser cumprida. Talvez nem seus criadores acreditassem que essa brincadeira tomaria a proporção que tem hoje a festa. Integrada ao calendário oficial do município, Jaguarão tem hoje 5 noites de carnaval.
            Muitos são os trios que surgem e somem durante os carnavais, o som mecânico vêm sendo substituído por bandas ao vivo, ao melhor estilo do carnaval baiano, as fantasias são muitas vezes trocadas por abadás. A cerveja vem no pacote, muitas vezes comercializada no preço de mercado, portanto, é muito mais prático e barato do que comprar na rua ou carregar à avenida.
            O carnaval de salão irá morrer pois ninguém irá pagar para passar pela porta de um clube social, tampouco pagar por bebida cara em suas dependências, tendo um universo de folia totalmente grátis do lado de fora. Limitar os horários dos trios é um erro, pois muitas idéias poderiam ser tomadas pelos clubes sociais, sem que isso representasse sua total extinção de seus carnavais em alguns anos.
            Assim como o carnaval de rua, os clubes deveriam evoluir, criar seus próprios trios onde o portador da camiseta teria acesso livre às suas dependências e, dessa forma, tentar lotar novamente os carnavais de salão.
            As escolas de samba, também tem apresentado boa evolução, a Liga de Entidades Carnavalescas tem feito um bom trabalho, tivemos um carnaval verdadeiramente competitivo, onde o vencedor realmente é, diferentemente de outros anos, uma expectativa para o público. A infra-estrutura apresentada na cidade tem melhorado anualmente, o isolamento das áreas e dos entornos esteve bom, os camarotes tem melhorado anualmente, a avenida está mais clara, mais bonita, mais sinalizada, o som na avenida esteve claro, enfim, há um progresso a olhos vistos. Mas isso não quer dizer que esteja em um bom nível, está realmente melhor, mas ainda longe do ideal. A quantidade de banheiros químicos é insuficiente, a rua XV de novembro virou uma privada a céu aberto, o fedor é quase insuportável, a circulação dos pedestres é ruim, as áreas de esquina estão tomadas por ambulantes, o ideal era que fossem recuados, criando-se pequenas praças de alimentação, liberando assim a área atrás de arquibancadas para o fluxo de público e foliões.
            O número de turistas tem aumentado gradativamente, vem gente de longe passar o carnaval na Cidade Heróica, a fama tem se feito no boca a boca. A cidade só tem a ganhar. Mas pecamos em detalhes, assim quando as agências bancárias de nossa cidade ficam fora do ar um dia inteiro, prejudicando quem quer fazer suas movimentações ou sacar dinheiro para consumir ou simplesmente abastecer carro para ir embora. Na quarta-feira de cinzas o banco estava com um único terminal em operação, a fila na porta de entrada da instituição no Largo das Bandeiras, um verdadeiro descaso com seus correntistas.
            Ainda temos muito o que melhorar, mas estamos fazendo um bom espetáculo e quem ganha com isso é o público que ainda encontra em nossa cidade a já perdida segurança e tranqüilidade dos carnavais de outras épocas. Que venha o Carnaval 2012!!!

Cálibe Mateus Rodrigues
Folião
10.03.2010

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS