Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

sábado, 26 de março de 2011

iGoogle

iGoogle

Avança colheita dos grãos de verão no RS

Data:25/03/2011 - 07:54

Cidade:Regional

A colheita das quatro grandes culturas de verão está em estágio avançado e apresenta bons rendimentos no Rio Grande do Sul, segundo levantamento divulgado na quinta-feira (24) pela Emater/RS-Ascar. No caso do arroz, 40% das lavouras já foram colhidas - nos últimos cinco anos a média neste mesmo período era de 29%. A cultura do milho apresenta 51% de área colhida, a soja 24% e começou, na última semana, a colheita da segunda safra do feijão nos cerca de 35 mil hectares plantados.

No caso do arroz, segundo o Informativo Conjuntural, o avanço rápido da colheita pode ser atribuído ao clima, já que a ausência de chuvas faz com que a retirada do produto das lavouras ocorra sem grandes empecilhos. A produtividade obtida também apresenta níveis elevados, dando indícios de que o rendimento médio deverá ficar acima da previsão de 7.089 quilos por hectare. Apesar da boa colheita, o cenário para o produtor segue desfavorável em relação à comercialização. Na última semana a saca de 50 kg foi vendida em média por R$ 21,09.

Assim como observado no arroz, a produção das lavouras de milho e soja tem satisfeito os agricultores, já que as cargas retiradas superam o esperado. A produtividade média da soja no Estado está ficando acima dos 2,5 mil kg/ha nas principais regiões que se dedicam ao cultivo. No caso do milho, o cenário é ainda melhor no que se refere à comercialização - a saca de 60 kg é vendida em média por R$ 24,27.

As condições meteorológicas estão favoráveis aos cultivos de hortigranjeiros em quase todo o território gaúcho, com boa insolação e temperaturas elevadas durante o dia, possibilitando o bom desenvolvimento das culturas, à exceção dos locais onde a estiagem se faz mais forte. O abastecimento nas feiras e mercados é normal, com oferta e demanda estabilizadas. No geral, os preços da maioria dos produtos também se mantiveram estáveis.

Nas regiões da Fronteira Noroeste e Missões, os produtores têm se reunido com as prefeituras e escritórios da Emater/RS-Ascar, a fim de organizar o fornecimento de produtos para atender às chamadas públicas, visando ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Também no Alto Jacuí e Noroeste Colonial, está iniciando de forma mais intensa a venda para alimentação escolar.

Em relação às criações, o quadro de estiagem segue inalterado na Metade Sul, o que está afetando seriamente o desempenho da bovinocultura de corte nos municípios de Bagé, Hulha Negra, Candiota, Dom Pedrito e Aceguá, localizados na Zona da Campanha, e de Jaguarão e Pinheiro Machado, na Zona Sul. A oferta de animais aptos para o abate nestas regiões continua bem abaixo do normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS