Pesquisar este blog

Meu twitter:

twitter.com/malvinaee

Seguidores

relojes web gratis

quarta-feira, 30 de março de 2011


Profissão de piloto de avião também é para elas

Sabrina Ongaratto, RBS TV Pelotas
Uma jovem de 23 anos tem chamado a atenção pelos aeroportos onde passa. E não é só pela beleza. Seu nome mais parece um apelido: Kitty Trisch Knevitz nasceu em Pelotas, mas hoje não tem endereço certo. A co-piloto acorda cedo. Às 6h toma café, cuida da beleza, e ao invés da bolsa, carrega uma pequena bagagem.
- Ela é meu kit de sobrevivência. Eu moro nessa malinha já faz algum tempo. Aqui tem sempre uma muda de roupa, um chinelinho, um tênis, maquiagem… É a minha casa – conta ela, que é uma das mil mulheres que conquistaram licença para pilotar aeronaves no Brasil, em um total de 14 mil licenças concedidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) até março deste ano.
O número mostra que elas estão conquistando espaço na atividade. Mas, entrar em um avião e se deparar com uma piloto mulher ainda pode surpreender.
Às 7h30min é hora de se despedir da família.
- Certamente a gente sente um pouco de medo. Mas conforme ela, tem toda uma técnica. Ela disse que tem muita segurança. É mais seguro voar do que andar de carro – comenta o pai, Dari Trisch Knevitz.
Como outros jovens, Kitty também passou pela indecisão de não saber qual carreira seguir. Já pensou em ser atriz, iniciou a faculdade de Direito, mas foi na cabine de um avião que diz ter encontrado a profissão que procurava. Aos 17 anos iniciou um curso de comissária de bordo, e aos 18 de piloto. Hoje, aos 23, é co-piloto. A primeira e única mulher a pilotar aviões na empresa de aviação onde trabalha, que faz vôos de cidades pequenas e médias até as capitais.
Antes da decolagem ela consulta as condições do tempo. No Let 410, com capacidade para 19 passageiros, Kitty ainda faz a checagem do avião. A aeronave é até pequena para quem tem uma paixão tão grande.
- Por incrível que pareça a primeira vez que eu andei de avião foi pilotando. Eu nunca tinha andado de avião mas eu queria ser piloto, eu queria voar, é uma paixão – revela.
Apesar da idade, a jovem piloto já conquistou reconhecimento, e seu desempenho é digno de elogios.
- Dentro dessa nossa profissão nós precisamos, para ser o que somos, ter o dom. Não é só querer. Essa é a qualidade que diferencia o bom do médio piloto. A Kitty é possuidora desse dom. Ela é qualificada, tem realmente essa capacidade – afirma o comandante Antônio Tarragô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

ALGUMAS CITAÇOES:

As mulheres precisam ser amadas, não compreendidas.

Com certeza, se casem. Se casar com uma boa mulher, será um homem feliz. Se casar com uma má, se convertirá em filósofo. (Socrates)

Não sou um santo. A menos que para você um santo seja um pecador que simplesmente segue se esforçando. (Nelson Mandela)

Nunca penso no futuro - ele já chegará. (Albert Einstein)

Os melhores amigos ouvem o que você não diz.

Nossos amigos são os irmãos que nunca tivemos.

clicRBS